Style Switcher

Choose Colour style

For a better experience please change your browser to CHROME, FIREFOX, OPERA or Internet Explorer.

Aprenda a fazer o planejamento de marketing digital

aprenda a fazer o planejamento de marketing digital
Aprenda a fazer o planejamento de marketing digital se você deseja divulgar seu negócio na internet, investir em marketing digital é imprescindível.

Aprenda a fazer o planejamento de marketing digital

Se você deseja divulgar seu negócio na internet, investir em marketing digital é imprescindível.

Diante do rápido crescimento desse meio de comunicação, a web se transformou em um grande espaço público onde as pessoas podem comprar e vender.

Isto posto, percebe-se que as oportunidades são enormes. Por isso, é preciso planejar cada ação de marketing para ter certeza que ela trará os melhores resultados.

Caso você tenha ficado curioso, prossiga a leitura para conhecer a definição de marketing digital e saber como planejá-lo. 

Interpretando o marketing digital

o atributo alt desta imagem está vazio. o nome do arquivo é yslxjx7qm6kzvosgaees-rbtjjhq5gu_n5kqv3wsalp1zu5on6se3qomit0zjn7f16dosd83wooeij_twfhblv3sx07mnpy8lo8ggzv1b0bjq-vl6vvbongcgdmsnfgkrbwaxqy4
Aprenda a fazer o planejamento de marketing digital se você deseja divulgar seu negócio na internet, investir em marketing digital é imprescindível.

O marketing é uma atividade consolidada há séculos, mas o marketing digital entrou em cena nos anos 1990.

Juntamente com o surgimento e popularidade dos computadores domésticos, surgiram as possibilidades de comprar produtos e serviços online.

O marketing digital se trata precisamente do conjunto de medidas e ações que as empresas podem adotar para se promover na web.

A grande diferença entre o marketing tradicional e o digital é que a internet possibilita os consumidores a pesquisar extensivamente antes de tomar qualquer decisão.

O resultado é que as marcas precisam trabalhar cada vez mais para chamar a atenção das pessoas. É o chamado inbound marketing ou também conhecido como marketing de atração.

Se nas ações de marketing tradicional o cliente apenas recebia as informações sem espaço para questioná-las, atualmente ele tem muito mais ferramentas para comparar preços e oportunidades.

Sendo assim ,cabe a cada marca encontrar formas de se destacar no mercado.

O marketing digital tem uma vantagem importante: ele pode ser adaptado a vários meios de comunicação e assumir diversas formas, como o marketing de conteúdo.

Delineando o marketing digital

Antes de investir em estratégias ambiciosas, é preciso delinear um planejamento consistente. Portanto, faça reuniões com sua equipe para definir cada passo a ser tomado.

Nos tópicos a seguir você vai encontrar as principais etapas de um planejamento de marketing digital.

Pesquisa de mercado

O primeiro passo é reunir informações sobre seu público e o mercado em que sua empresa está inserida.

Para vender produtos ou serviços é necessário saber exatamente o que as pessoas procuram.

Uma maneira eficiente de fazer isso é incentivar os visitantes do seu site a completarem formulários em troca de conteúdos ricos (e-books, planilhas e webinars). 

Neste momento você pode solicitar dados como:

  • Nome da pessoa;
  • Cidade onde reside;
  • Idade;
  • Profissão.

Esses dados dizem muito sobre quem consome seus produtos e serão muito úteis para várias estratégias, como campanhas de Twitter Ads.

Definição de objetivos

Sabendo qual é o perfil das pessoas que a empresa deseja atingir, é chegada a hora de definir quais objetivos estarão por trás de cada ação.

Determinadas ações podem ser ótimas para aumentar a taxa de conversões, conferir mais visibilidade à empresa, divulgar um novo produto ou fidelizar clientes.

Fazer essa definição auxilia a equipe a convergir ao redor de objetivos em comum e otimiza os processos do empreendimento.

Canais de comunicação

Ao definir o público e os objetivos a empresa tem meios de escolher quais canais de comunicação farão parte do marketing digital.

Existem uma infinidade de redes sociais. Não é necessário investir em todas elas, mas sim, naquelas que seu público-alvo mais utiliza.

Assim como, determinar quais serão os formatos dos conteúdos veiculados. Aproveite as funcionalidades de redes sociais como Facebook e Twitter, que permitem publicação de textos, fotos e vídeos.

Escolha as métricas

Toda estratégia de marketing digital precisa ter seus resultados mensurados. Para isso existem as métricas, informações estatísticas que auxiliam na análise do impacto das ações na web.

Esteja atento a dados como número de conversões, custo de aquisição do cliente, tempo médio gasto nas páginas e o retorno sobre o investimento.

Eles são muito importantes para ter noção do que o marketing está representando para a empresa.

O Google Analytics é uma ótima ferramenta para fazer essa análise.

Faça um cronograma de ação

Chegou a hora de definir quando cada ação será realizada. Para isso, faça um cronograma de ação.

O cronograma pode ser feito por meio de planilhas ou aplicativos como Evernote e calendário do Google, que permitem que o usuário veja o calendário.

Não se esqueça de delegar funções específicas a cada colaborador. Isso garante que cada profissional saiba com exatidão o que ele deve fazer.

Determinar um prazo para cada etapa das estratégias também é indicado. Prazos motivam os funcionários a se dedicarem e entregarem o melhor trabalho possível. 

Defina o orçamento

Cada canal de comunicação e cada estratégia precisam ter os orçamentos previstos.

Isso contribui para que a equipe defina quais canais são prioritários, além de garantir que a empresa não faça investimentos que não trarão resultados a curto prazo.

Considerações finais

Trabalhar com marketing digital significa analisar as oportunidades disponíveis e as condições que a empresa tem de aproveitá-las.

É muito importante que o gestor tenha ciência do que o empreendimento pode e não pode alcançar.

De nada adianta você estabelecer metas irrealizáveis. O crescimento deve ser gradual e constante.

leave your comment

Top