For a better experience please change your browser to CHROME, FIREFOX, OPERA or Internet Explorer.

Planejamento comercial: Saiba qual estratégia pode ser a melhor

planejamento comercial: saiba qual estratégia pode ser a melhor
Planejamento comercial: saiba qual estratégia pode ser a melhor não é à toa que a internet tem ajudado tantas pessoas ao redor do mundo e, junto da tecnologia, ambas têm criado uma série de mudanças na forma como as pessoas vivem e empreendem no mercado atualmente. Hoje, falaremos sobre como fazer um bom planejamento comercial para o seu negócio.

Planejamento comercial: Saiba qual estratégia pode ser a melhor 

Não é à toa que a internet tem ajudado tantas pessoas ao redor do mundo e, junto da tecnologia, ambas têm criado uma série de mudanças na forma como as pessoas vivem e empreendem no mercado atualmente. Hoje, falaremos sobre como fazer um bom planejamento comercial para o seu negócio.

Com o desenvolvimento cada vez maior da tecnologia, tornou-se normal que diversas empresas pensarem em formas de atrair novos clientes e, os próprios leads, começassem a se interessar por coisas diferentes, forçando as empresas a se reinventarem e serem criativos em suas inovações para se manterem atualizados no mercado e sempre a frente de sua concorrência.

Porém, essa tarefa nem sempre é tão fácil, assim, são várias as organizações e comércios que fecharam as portas por não saberem se adaptar às novas tendências ou a rotina bastante dinâmica que a internet trouxe, seja na venda de novos produtos ou na cenografia para eventos, sendo eles online na pandemia, sempre exigindo formatos específicos.

Tendo isso em mente, diversas novas estratégias nos meios digitais e físicos foram sendo desenvolvidas ao longo dos anos, usando o que já faziam por meio de vendas físicas e da internet, ou, até mesmo, tentando conectar os dois estilos, gerando uma interação maior e empreendendo online.

A verdade é que dificilmente você conseguirá ter um bom desempenho comercial sem o planejamento correto e adequado para a realidade do seu negócio. E, para que isso seja feito, é necessário conhecimento de como aplicar suas ideias em seu negócio, sempre focando o objetivo final sendo eles as vendas ou fidelizar clientes.

Portanto, acompanhe o próximo tópico onde estarão disponíveis algumas orientações e explicações sobre a importância de um planejamento sendo ele para qualquer área, mas hoje falaremos do planejamento comercial, desde ações mais burocráticas como serviço impostos até em serviços de decoração para o seu negócio.

Qual a importância de um planejamento comercial?

ivan o melhor corretor de fortaleza
Planejamento comercial: saiba qual estratégia pode ser a melhor não é à toa que a internet tem ajudado tantas pessoas ao redor do mundo e, junto da tecnologia, ambas têm criado uma série de mudanças na forma como as pessoas vivem e empreendem no mercado atualmente. Hoje, falaremos sobre como fazer um bom planejamento comercial para o seu negócio.

De forma resumida e bem objetiva, o planejamento comercial é desenvolvido principalmente para a equipe comercial e seus gestores e é uma prática que tem como principal objetivo promover um maior número de vendas e trazer novos clientes, possivelmente, aumentando o alcance e expansão da marca ou negócio.

Um bom planejamento para qualquer área de uma empresa visa distribuir as metas e objetivos da empresa de forma que, cada uma das etapas, após cumpridas, ofereçam o devido suporte para as demais etapas que estão por vir, criando uma forma linear de pensamento e de ações da empresa.

Desde a forma como você conduz a produtividade dos setores desde as vendas até a logística e é de extrema importância ter uma boa visão de como o negócio funciona e onde a empresa quer chegar.

Ou seja, além de tudo isso que foi discutido, ainda são necessárias algumas ferramentas que te ajudem a otimizar o fluxo de trabalho, organizar os processos, podendo usar a tecnologia a seu favor para acelerar esse processo e ser mais efetivo.

Dentre os principais elementos que precisarão de sua atenção, podemos destacar:

  • Gargalos e problemas de processo;
  • Desempenho individual e em equipe;
  • Potencial de mercado e alcance do produto;
  • Ações da concorrência e como continuar interessante no mercado.
  • Ações de visibilidade
  • Motivação organizacional da equipe
  • Engajamento da empresa nas redes

Claro, essas não são as únicas possibilidades de problemas e obstáculos que podem surgir no seu planejamento e também ao colocar as ações em prática, mas são algumas das mais comuns e que você deve ficar de olho, por exemplo, o desempenho individual e como equipe, pois os colaboradores precisam de um suporte.

Vantagens de um bom planejamento

Independentemente se é uma empresa de totem ou uma vendedora cosméticos, toda e qualquer ação empresarial tem como objetivo alavancar alguma ação da empresa, lucrar ou expandir o alcance da marca, seja de forma mais ou menos incisiva, mas todas possuem alguma ação como prioridade.

Estas ações  podem variar bastante de empresa para empresa, mas podemos citar, por exemplo, o aumento de uma vantagem competitiva, tentando enxergar possíveis oportunidades que venham a surgir no mercado e acompanhar as tendências atuais e sempre se destacando da concorrência. 

Lembre-se, de ver quais são as qualidades e pontos fracos da concorrência, quais os avanços e passos que estão realizando, fazendo com que você sempre esteja à frente e preveja os movimentos do outro, podendo então se tornar tão ou mais atrativo que ela.

Outra vantagem muito interessante é um maior embasamento na tomada de decisões, afinal, a empresa terá mais dados estatísticos e para pensar em seus próximos passos e ser efetiva no mercado, seja na execução do novo banner promocional, divulgação ou na nova tecnologia da empresa.

Essa eterna coleta de dados que a sua empresa fará, além de ser muito positiva para o saldo final, aumenta o respeito de seus concorrentes e, com toda certeza, do seu público. Conhecimento é poder e, quanto mais a sua empresa souber, mais ela estará preparada para identificar os passos da concorrência e também atender as necessidades do seu público-alvo com seu produto ou serviço.

E obviamente, ao colocar tudo isso em prática, aumenta as suas vendas e, consequentemente, o lucro e a receita do seu negócio. Quanto mais gente comprar seus produtos ou serviços, mais você poderá investir em novos aprimoramentos.

Quanto maior o alcance da sua marca, mais pessoas conhecerão o seu trabalho e novos leads surgirão. Seja por meio de cta’s chamativas, divulgações em estabelecimentos, eventos ou em campanhas nas redes sociais, o importante é que o seu alcance aumentará gradativamente.

E, se o seu alcance cresce, consequentemente é porque você está desempenhando um bom trabalho e trazendo algo de qualidade para os clientes. Dessa forma, a satisfação deles continua a subir e a chamar mais público.

Desta forma, vemos que o planejamento é essencial para que uma empresa cresça e mantenha sempre o foco no que realmente importa para alavancar seu produto ou serviço. Apesar dos contratempos existentes, o planejamento também auxilia a manter a equipe com estabilidade ou lidar com as situações. E, para a área comercial, a estratégia de planejar pode resultar em grandes vendas e facilidade de adaptação. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Top