Marketing de relacionamento na área da saúde

Marketing de relacionamento na área da saúde

A sobrevivência de um empreendimento depende muito das estratégias de Marketing de Relacionamento que os profissionais criam. Pensando na área da saúde, a lógica não é diferente, e este conceito é importante para que os consultórios e clínicas continuem se posicionando no mercado.

O relacionamento entre médico e paciente é fator fundamental para o desenvolvimento de uma clínica, principalmente por se tratar de uma área relacionada a serviços e ao cuidado/zelo com os clientes. Sendo assim, criar uma relação de confiança, educação e constante contato se mostra decisivo no sucesso do empreendimento.

Já quando os pacientes não se sentem confortáveis e devidamente atendidos, há um grande risco dos consultórios perderem pacientes, afinal, a saúde é fator crucial para mais bem-estar e boa vida e, por isso, os clientes se tornam mais exigentes quanto aos contatos com médicos, enfermeiros, atendentes e demais profissionais presentes no estabelecimento.

Por isso,  ao fazer a contração no setor da enfermagem é preciso verificar não só se o candidato tem curso de enfermagem em são paulo, ou em qualquer outra região, que torne o mesmo qualificado para exercer a profissão. Mas é preciso avaliar como ele lida com os pacientes e as pessoas à sua volta. 

Para um bom relacionamento com as pessoas que procuram os serviços médicos e com toda a equipe, colocar em prática o conceito de marketing de relacionamento é o modo de conseguir bons resultados.

O que é Marketing de Relacionamento?

Marketing de relacionamento na área da saúde

Esse é um conceito muito abrangente que envolve variáveis como a disseminação da marca, prospecção, fidelização, entre outros fatores importantes para promover um bom atendimento.

Na área da saúde, o marketing de relacionamento abrange todas as práticas que visam melhorar a satisfação dos pacientes e a sua relação com o consultório.

Esta prática envolve ações que promovem aos pacientes uma experiência diferenciada, desde uma sala de espera, até um atendimento mais humanizado e atencioso durante a consulta, passando pelo suporte no pós-consulta para possíveis exames e processos de tratamento.

Um ponto interessante é que o marketing de relacionamento e a sua eficiência no processo de fidelizar os pacientes, é algo muito importante para a credibilidade e crescimento do negócio.

Afinal, o consultório assim como uma empresa de locação de vending machine não deixa de ser um empreendimento que precisa se posicionar adequadamente e fidelizar os clientes para se manter competitivos.

Qual a importância do marketing de relacionamento na área da saúde?

Qual a importância do marketing de relacionamento na área da saúde?

A relevância do marketing de relacionamento no setor de saúde é inegável. Os profissionais da área lidam diariamente com pessoas em situação de vulnerabilidade por conta de doenças ou emergências.

Neste momento, um bom atendimento, atencioso e prestativo, promovendo um bom relacionamento com os pacientes que estão em busca de ajuda é de suma importância para humanizar ainda mais os serviços, tranquilizando os pacientes e conquistando essas pessoas.

Vantagens do marketing de relacionamento

Vantagens do marketing de relacionamento

Existem muitos ganhos positivos ao incorporar as estratégias de marketing no seu consultório ou clínica, como:

  • Maior vínculo com os pacientes;
  • Possibilita um maior alcance e boa divulgação com menor custo;
  • Traz mais destaque para o consultório ou clínica;
  • Fideliza os pacientes – principalmente em atendimentos recorrentes;
  • Promove a melhora da reputação nos meios digitais;
  • Reduz o número de faltas dos pacientes.
  • Humaniza o atendimento e fortalece a marca;
  • Promove a satisfação dos público e dos empreendedores;
  • Melhora a comunicação e traz identificação facilitada.

Com diversos benefícios interessantes, investir na incorporação do marketing de relacionamento na sua Clínica urologia brasília, por exemplo, ou consultório é o modo de conseguir resultados promissores.

Como colocar o marketing de relacionamento em prática?

O processo de incorporar as estratégias de marketing é fundamental para um bom posicionamento, permitindo alcançar novos pacientes e fidelizar o público que é atendido no espaço.

Com algumas dicas práticas, os profissionais podem obter resultados interessantes com o marketing de relacionamento, estreitando os laços com os clientes. As principais ações são:

Envio de e-mails com assuntos sobre saúde

Um jeito de se manter presente na vida do paciente é por e-mails com dicas sobre cuidados com a saúde. 

Essa é uma forma de acompanhá-lo fora do consultório, mostrando o quanto você se interessa pela qualidade de vida dos seus pacientes.

Deixar alguns modelos de e-mails prontos para o envio automático, por exemplo, é uma forma de otimizar tempo. 

Além disso, ferramentas de automação e de e-mail marketing podem ser utilizadas para segmentar os perfis de pacientes e encaminhar materiais mais apropriados para cada um, ao mesmo tempo que o tempo ainda pode ser otimizado.

Desse modo, e para além de materiais informativos, o e-mail pode ser utilizado para:

  • Entrega de exames;
  • Aplicação de pesquisas de satisfação;
  • Lembretes de consultas;
  • Felicitações pelo aniversário e datas comemorativas.

Ofereça experiências interessantes na sala de espera

Para conseguir oferecer uma experiência diferenciada aos pacientes, investir em um Serviço de reforma residencial para a área ficar mais familiar, é uma ótima solução para gerar satisfação nos pacientes e trazer mais conforto enquanto eles aguardam o atendimento.

Do mesmo modo, investir em uma identidade visual agradável para sala é essencial para proporcionar uma boa experiência e criar uma identificação mais fácil com o espaço, que também levará a um reconhecimento da clínica em outros espaços.

O momento de espera pelo atendimento pode ser desconfortável e delicado, portanto, tornar os minutos e até horas mais agradáveis são formas de conquistar os pacientes.

Utilizar materiais informativos, revistas, colocar aromatizantes, quadros e outros elementos que ajudam a distrair também é uma ótima técnica.

Mensagens de Whatsapp

Uma medida muito simples e eficiente é o envio de mensagens e lembretes para alertar os pacientes sobre como conduzir o tratamento, uso de medicamentos e ações que podem ou não ser tomadas.

Um diferencial, nesse contexto, é, assim que o paciente sair do consultório, encaminhar uma mensagem das farmácias mais próximas, reforçar a receita e explicar como administrar as doses. Ou até mesmo encaminhar o preço dos procedimentos que devem ser feitos. 

Essa estratégia é muito utilizada desde as lojas de varejo, que ao ver o seu interesse pelo produto te encaminha a promoção de cortina blackout, por exemplo, como o seu consultório pode encaminhar o preço do procedimento. 

Esta é uma estratégia interessante para o marketing de relacionamento do consultório, além de promover um melhor cuidado e acompanhamento do paciente durante os tratamentos.

Considerações finais 

O cuidado e atenção com o cliente é fundamental quando abordamos quaisquer empreendimentos na área da saúde, pois mais do que tratamentos para possíveis problemas, muitos pacientes buscam encontrar bem-estar, saúde e até tratar pontos de incômodo, como é o caso de áreas voltadas à estética. 

Assim, lidar com as necessidades, dores, ouvir tais pessoas e promover um ambiente de conforto e acolhimento/validação dessas pessoas é crucial para destacar o negócio, atuar com qualidade na área, fazendo sempre os Conserto de equipamentos hospitalares para evitar o atraso no atendimento e, consequentemente, obter um sucesso sustentável.

No entanto, para manter um bom relacionamento, mais do que o atendimento em si, outros aspectos precisam ser avaliados, como oferecer um ambiente adequado, considerando deixar as pessoas ainda mais satisfeitas com o local, até salas de recepção mais confortáveis e com decoração acolhedora, reforçando uma boa experiência no local.

Já para a fidelização, as estratégias de marketing devem ser aplicadas. Portanto, os investimentos em marketing de relacionamento são simples e seguindo algumas dicas é possível agradar os pacientes, fortalecer a imagem da clínica ou consultório e se tornar uma referência em atendimento e qualidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Add comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Telefone

Email:

Aonde Estamos?

Fortaleza - Ceará

Links Rápidos

© 2021 IC Vendas - Todos direitos reservados