For a better experience please change your browser to CHROME, FIREFOX, OPERA or Internet Explorer.

Conheça algumas estratégias comerciais que podem ser aplicadas em seu negócio .

conheça algumas estratégias comerciais que podem ser aplicadas em seu negócio
Conheça algumas estratégias comerciais que podem ser aplicadas em seu negócio. Diversas estratégias no mercado hoje são abordadas e muitas podem ser utilizadas para realizar um bom planejamento comercial e, para facilitar o seu entendimento sobre o assunto e exemplificar melhor como fazer, confira abaixo algumas práticas que você pode adotar para expandir seu negócio de forma correta:

Conheça algumas estratégias comerciais que podem ser aplicadas em seu negócio 

Diversas estratégias no mercado hoje são abordadas e muitas podem ser utilizadas para realizar um bom planejamento comercial e, para facilitar o seu entendimento sobre o assunto e exemplificar melhor como fazer, confira abaixo algumas práticas que você pode adotar para expandir seu negócio de forma correta:

1 – Comunicação é a chave de qualquer negócio

Independentemente se é para melhorar a sinalização de segurança ou o faturamento anual de seu negócio, uma das estratégias melhor aplicadas no mercado atualmente é a forte comunicação com o seu público e com os seus colaboradores.

Todos sabemos que a comunicação é a chave para qualquer tipo de relacionamento, seja pessoal ou profissional. Inclusive, aprendemos muito sobre ela ao longo da vida, desde quando éramos muito pequenos, e essa estratégia é a chave para uma empresa de sucesso ou não.

Assim, seja para promover algumas etiquetas para produtos ou sua live nas redes sociais, o fato é que investir em formas de se comunicar com o seu público e com os seus fornecedores é de extrema importância para um uma empresa ou comércio de qualidade.

Conheça o seu público-alvo, invista em uma comunicação assertiva e eficiente que eles saibam decifrar, receber e se interessar. 

Caso necessário, crie personas específicas que vocês querem entender a necessidade, mas lembre sempre de basear sua pessoa em dados específicos para não errar no momento de sua comunicação para facilitar o trabalho, portanto, essa é uma das estratégias comerciais melhores implantadas e com maior índice de efetividade do mercado.

2 – Utilizar as redes sociais de forma efetiva.

em seu negócio

As redes sociais são, sem sombra de dúvida, a mais influente nesta pandemia, por exemplo, no ano passado, o número cresceu e hoje as redes sociais alcançam 42% da população mundial. 

E, com esta informação, sabemos que atualmente é uma das melhores formas de se atingir as pessoas com propagandas e divulgações nos dias de hoje, principalmente pelo fato de todos estarem conectados, seja por motivos de trabalho ou entretenimento.

Uma das estratégias mais utilizadas é a utilização das redes de uma forma eficiente e que realmente sirva para impulsionar o negócio e as ideias da empresa, de maneira que seja de grande impacto na forma como o marketing em si é realizado.

As redes sociais podem acabar ou alavancar com o seu negócio, dependendo da forma como você as administra e se comunica, portanto, realizar um investimento necessário e bem trabalhado com elas pode te trazer mais público, alcance e número de vendas, além de criar autoridade no mercado.

Pensando nisso, pensamos em alguns tópicos para que você trabalhe a sua marca através das redes sociais: 

  • Tenha um público-alvo definido;
  • Entenda a linguagem da qual quer trabalhar.
  • Não tente vender seu produto a todo tempo.
  • Interaja com seu público.
  • Tenha estratégias definidas
  • Seja ativo nas redes.

Além destes, existem outros inúmeros pontos que podem auxiliar o crescimento de sua empresa, mas é sempre bom buscar se aprofundar para entender melhor as estratégias que estão sendo aplicadas e entender a necessidade da empresa e a mensagem da qual quer passar para seu público-alvo. 

3 – Treinamento mais eficaz de colaboradores

Hoje em dia, infelizmente, tornou-se cada vez mais comum as empresas exigirem absurdos do seu colaborador sem oferecer o mínimo necessário para que ele desempenhe as funções necessárias para fazer um bom trabalho.

Para que você consiga extrair o máximo possível de seus colaboradores, é necessário que você ofereça as devidas condições para que ele consiga entregar o que você busca, por exemplo proporcionar dinâmicas, pesquisas de clima organizacional, abrir pesquisas de otimização de processos, treinamentos mensais, reuniões para que os gestores possam dar feedbacks construtivos  para a equipe , etc.,e sempre pensando no bem-estar do colaborador e da empresa de uma forma que ambos possam estar sempre alinhados com o objetivo final e a meta principal, cuidando sempre para que não afete a qualidade do produto final ou o fluxo de trabalho, pelo contrário, sempre buscando a melhoria de ambos. 

Isso sem mencionar que, ao capacitar um colaborador de forma efetiva, ele também pode desenvolver novas características e habilidades de um líder de operação, crescendo na empresa e fazendo com que a organização ganhe um funcionário que conhece dos processos e sabe como funciona tudo e que é capaz de futuramente também auxiliar novos colaboradores. 

4 – Campanhas e eventos geram engajamento

Campanhas e eventos são uma excelente forma de gerar mais engajamento para uma empresa ou assessoria de contabilidade, gerar mais renda e fazer com que mais pessoas conheçam o seu trabalho, seja através de descontos em épocas mais festivas ou em épocas de lançamento de tecnologias.

Campanhas ou eventos mostram que você está interessado em atrair mais público e entender o que eles procuram, mostrando até uma certa empatia pelos gostos do cliente e incentivando-o a continuar consumindo os seus produtos e serviços.

Uma boa dica que pode se encaixar é você também fazer eventos, que possam gerar interesse no público-alvo sobre assuntos que estão em destaque no momento, mas sempre buscando atender as demandas da empresa e do público. Um bom exemplo são os eventos online, neste momento de pandemia, que podem auxiliar a conquistar novos leads e gerar mais engajamento na marca, mas lembrando que antes de realizar um bom evento online, é sempre importante buscar os equipamentos para internet adequados para não prejudicar o evento com falhas de internet ou de comunicação.

Embora seja algo simples e que seja necessário um certo planejamento, campanhas e eventos sempre são algo positivo para o negócio quando bem planejados.

Considerações finais

Hoje, entendemos um pouco melhor sobre o que é o planejamento comercial, algumas formas de aplicação e quais as estratégias mais utilizadas no mercado atualmente, independentemente do ramo empresarial.

Claro que elas podem variar bastante dependendo do estilo da empresa e como você a conduz, afinal, somente você sabe da realidade do seu negócio e quais práticas podem ou não ser melhor combinadas com o estilo da sua empresa.

Portanto, cabe a você e aos acionistas, diretores ou qualquer outro grupo que administre a empresa, decidirem qual dessas técnicas será adotada ou como farão para utilizar todas as disponíveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Top